Programa StartUCS Games é lançado para impulsionar setor de jogos digitais
Com inscrições abertas até 31 de agosto, StartUCS Games apoiará projetos de jogos eletrônicos com fins educativos ou de entretenimento
A Universidade de Caxias do Sul impulsiona a inovação na área de jogos digitais a partir do novo programa StartUCS Games, iniciativa que oferecerá suporte gratuito para a modelagem de 15 novos negócios no setor.
O programa apoiará, a partir de mentorias virtuais síncronas, projetos de desenvolvimento e aprimoramento de ideias fundamentadas na criação de games com fins educativos ou de entretenimento. As inscrições para o processo de seleção se estendem até 31 de agosto, nesta página, a partir do formulário indicado no edital que rege o processo.
O lançamento, nesta quinta-feira, 8 de agosto, no Bloco J do Campus-Sede, promoveu um olhar especial para o setor a partir da palestra “O mercado de jogos digitais”, ministrada pelo presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos do RS (ADJogosRS), Everton Vieira, CEO da Izyplay Game Studio. Na oportunidade, foram abordadas as possibilidades de inovação e crescimento do mercado de jogos, especialmente no Rio Grande do Sul, que atualmente é o terceiro maior desenvolvedor de games no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), o setor cresceu 3,2% no último ano no país, com um total de 1.042 estúdios de desenvolvimento de jogos abertos.
Conectada aos movimentos do mercado, desde 2023 a UCS conta com o Laboratório de Garantia da Qualidade de Jogos Digitais (UCS Lab Q.A.), que agrega ensino, pesquisa e serviços na Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias. O laboratório faz parte do Programa GameRS, iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com uma equipe composta por docentes das áreas de game design, gerenciamento de projetos e coleta e análise de dados, o UCS Lab Q.A. apoia o desenvolvimento dos jogos digitais produzidos na região, ao mesmo tempo em que contribui ao ensino dos acadêmicos de Criação Digital e Jogos Digitais.
Foto: Bruno Zulian