UCS Línguas Estrangeiras capacita profissionais para atender estudantes que não têm o português como primeira língua
Oficina voltada a professores do Projeto de Recuperação e Recomposição de Aprendizagens foi oportunizada a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação
A partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul (SMED), o Programa UCS Línguas Estrangeiras contribuiu à capacitação de 60 professores ligados ao Projeto de Recuperação e Recomposição das Aprendizagens (PRA), desenvolvido na rede municipal de ensino.
A iniciativa visa qualificar o atendimento aos estudantes e crianças matriculados nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental mantidas pela SMED, em gestão própria ou compartilhada, que não têm o Português como primeira língua.
A fase final do processo foi ministrada no último dia 17, no auditório do Bloco L da UCS. Intitulada Aprendizagem de Língua Portuguesa por Crianças (Filhas de) Imigrantes: Aquisição de Vocabulário e Construções Lexicais do Português e do Espanhol, este o idioma de demanda mais expressiva entre o contingente de alunos de origem internacional de Caxias do Sul. O encontro, conduzido pelas professoras Sabrina Fadanelli, responsável pelo Programa UCS Línguas Estrangeiras, e Simone Viapiana, explorou aspectos do processo cognitivo envolvido na aquisição e memorização do vocabulário.
“O objetivo foi contribuir com os professores na questão da aquisição lexical sob uma perspectiva mais cognitiva, como ela acontece quando o aluno está aprendendo uma língua que não é a língua materna em termos cognitivos e de memorização”, explica a professora Sabrina. Ainda foram abordadas características da língua espanhola que podem representar dificuldades aos professores e alunos, no processo de alfabetização e de construção de textos, considerando semelhanças e diferenças em relação à língua portuguesa.
Foto: Daniela Xu/Prefeitura Caxias do Sul