Universidade promove debates e palestras sobre sustentabilidade e inovação na Eletric Move
Universidade é apoiadora técnico-científica da Feira que segue até este domingo, dia 10, no Centro de Eventos da Festa da Uva
A segunda edição da Eletric Move Brasil – Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis foi inaugurada nesta quinta-feira, 7 de novembro, no Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. Até o próximo domingo, 10, são esperadas 30 mil pessoas na mostra sobre tendências da mobilidade e energias sustentáveis no país. A entrada é gratuita – sugere-se a doação de um quilo de alimento não-perecível.
Na solenidade de abertura, o diretor da Eletric Move Brasil, Edson Néspolo, afirmou que a causa em prol da sustentabilidade do Rio Grande do Sul fez com que a Feira deste ano ganhasse ainda mais significado, mediante às enchentes que atingiram o Estado no mês de maio.
Apoiadora técnico-científica, a Universidade de Caxias do Sul marca presença no evento com estande e com a realização do 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade. Integrado à programação da Feira, o fórum oferece gratuitamente até este sábado, 9, palestras e debates com especialistas em diferentes setores ligados à inovação e à sustentabilidade.
Em seu discurso, na cerimônia de abertura, o reitor Gelson Leonardo Rech ressaltou o papel da Universidade na promoção do conhecimento e na qualificação das discussões técnico-científicas acerca das temáticas debatidas na Eletric Move: transição energética, economia verde e inovação. “Às vésperas da reunião de cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro, na próxima semana, é relevante registrar que o compromisso do Brasil é ampliar suas metas de redução de emissões em 53% até 2030. O sucesso na execução dessa meta requer uma participação ativa de todas as esferas do governo e da sociedade. Nós, como academia, estamos muito atentos e capacitados a contribuir com essa missão”, pontuou Rech. Na sequência, o reitor participou do primeiro painel do Fórum de Soluções, ao lado do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite. Eles debateram o tema Políticas de Transição Energética e Descarbonização para Mobilidade.
A 2ª Eletric Move Brasil tem patrocínio da Aviva, Badesul, BRDE, Governo do Rio Grande do Sul, Mercosul Motores, Randoncorp, Sebrae Nacional, Sicredi Pioneira e Zeta Uno; apoio técnico-científico da Universidade de Caxias do Sul (UCS); apoio especial da CIC, do Mobi Caxias, da Prefeitura de Caxias do Sul, do SIMECS e do Simplás.
Fotos: Bruno Zulian