Universidade promove debates e palestras sobre sustentabilidade e inovação na Eletric Move

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/11/2024 | Editado em 11/11/2024

Universidade é apoiadora técnico-científica da Feira que segue até este domingo, dia 10, no Centro de Eventos da Festa da Uva

Estande da UCS na Eletric Move, junto ao Centro de Eventos da Festa da Uva

A segunda edição da Eletric Move Brasil – Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis foi inaugurada nesta quinta-feira, 7 de novembro, no Centro de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. Até o próximo domingo, 10, são esperadas 30 mil pessoas na mostra sobre tendências da mobilidade e energias sustentáveis no país. A entrada é gratuita – sugere-se a doação de um quilo de alimento não-perecível.

Na solenidade de abertura, o diretor da Eletric Move Brasil, Edson Néspolo, afirmou que a causa em prol da sustentabilidade do Rio Grande do Sul fez com que a Feira deste ano ganhasse ainda mais significado, mediante às enchentes que atingiram o Estado no mês de maio.

Apoiadora técnico-científica, a Universidade de Caxias do Sul marca presença no evento com estande e com a realização do 2º Fórum de Soluções para a Eletromobilidade e Sustentabilidade. Integrado à programação da Feira, o fórum oferece gratuitamente até este sábado, 9, palestras e debates com especialistas em diferentes setores ligados à inovação e à sustentabilidade.

 

Presidente da Anfavea e o reitor da UCS em painel

Em seu discurso, na cerimônia de abertura, o reitor Gelson Leonardo Rech ressaltou o papel da Universidade na promoção do conhecimento e na qualificação das discussões técnico-científicas acerca das temáticas debatidas na Eletric Move: transição energética, economia verde e inovação. “Às vésperas da reunião de cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro, na próxima semana, é relevante registrar que o compromisso do Brasil é ampliar suas metas de redução de emissões em 53% até 2030. O sucesso na execução dessa meta requer uma participação ativa de todas as esferas do governo e da sociedade. Nós, como academia, estamos muito atentos e capacitados a contribuir com essa missão”, pontuou Rech. Na sequência, o reitor participou do primeiro painel do Fórum de Soluções, ao lado do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite. Eles debateram o tema Políticas de Transição Energética e Descarbonização para Mobilidade.

A 2ª Eletric Move Brasil tem patrocínio da Aviva, Badesul, BRDE, Governo do Rio Grande do Sul, Mercosul Motores, Randoncorp, Sebrae Nacional, Sicredi Pioneira e Zeta Uno; apoio técnico-científico da Universidade de Caxias do Sul (UCS); apoio especial da CIC, do Mobi Caxias, da Prefeitura de Caxias do Sul, do SIMECS e do Simplás.

Fotos: Bruno Zulian