UCS promove, em 2025, primeiro Congresso Internacional de Educação Básica
Evento impulsionará reflexões sobre a dimensão poética do viver e do educar agregando à dedicação institucional de formação de professores
Comprometida com a formação de professores, a Universidade de Caxias do Sul dedica-se de forma permanente à oferta de licenciaturas e atividades que contribuam à qualificação docente. Ampliando as propostas na área, em 2025 a Instituição promoverá o I Congresso Internacional de Educação Básica, junto ao III Encontro de Licenciaturas, entre 10 e 13 de março.
Sob o tema “Artesanias do Educar”, o evento tem como objetivo provocar reflexões e buscar formas de implementar a docência alicerçada na dimensão poética do viver e do educar, de modo que as interações educacionais sejam concebidas como acontecimentos para todos os participantes dos processos. “Frente aos contextos plurais vividos na educação, o congresso permitirá ampliar espaços de diálogo entre professores e pesquisadores. A iniciativa da UCS celebra a interlocução entre as licenciaturas, a Educação Básica, a pós-graduação e as secretarias de educação”, contextualizam as coordenadoras do evento, professoras Rochele Andreazza Maciel e Flávia Brocchetto Ramos.
A programação prevê palestras com profissionais da educação brasileiros e internacionais, mesas-redondas, seminários, oficinas nas diferentes áreas do conhecimento, lançamentos de livros, visitas a escolas e atividades culturais. Reserve esta data, em breve serão compartilhadas mais informações sobre as ações e inscrições.
Formação de Professores
A UCS oferece licenciaturas para a formação de professores antes ainda de constituir-se em Universidade. História, Letras, Pedagogia e Filosofia, são exemplos de licenciaturas que existem desde o início dos anos 1960 na Instituição. Esse propósito impulsiona diferentes ações fundamentadas na missão maior de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região a partir da formação integral das pessoas. Incentivar a formação de professores e qualificá-los para o mundo do trabalho, desde a educação básica, formando educadores com competência e saberes complexos, múltiplos, são funções privilegiadas de uma Universidade – e a UCS, como instituição comunitária, colabora qualificando profissionais, que em seus saberes e fazeres, ecoam a cidadania e o bem-comum na sociedade.
Foto: Divulgação/Acervo UCS