UCS realiza 6º Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/09/2025 | Editado em 09/09/2025

Evento ocorre de 16 a 18 de setembro no Campus-Sede, tendo como tema ‘Fronteiras. Deslocamentos. Migrações’

O Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul realiza de 16 a 18 de setembro o 6º Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. O tema que vai pautar os três dias de simpósios, mesas-redondas, minicursos e conferências no Campus-Sede da UCS ou em transmissões on-line é Fronteiras. Deslocamentos. Migrações.

A proposta é promover o diálogo entre estudantes, professores, pesquisadores, artistas e gestores públicos, especialmente os vinculados ao campo de estudos da literatura, da linguística, da cultura e de áreas afins. O público em geral pode acompanhar a programação (completa e presencial) como ouvinte, mediante taxa de R$ 30. As inscrições podem ser feitas aqui, onde também consta a programação completa.

O Seminário teve a sua primeira edição em 2011, caracterizando-se desde então pelo incentivo ao debate acadêmico multidisciplinar e ao pensamento crítico sobre assuntos diversos. Coordenador do PPGLET, o professor Márcio Miranda Alves argumenta o tema desta edição: “O mundo tem assistido a mudanças significativas nos movimentos em massa provocados por guerras, crises econômicas e perseguições políticas e religiosas, os quais levam milhares de pessoas a se refugiarem longe de suas casas em busca de segurança. Esses fenômenos atingem praticamente todos os continentes e despertam sentimentos controversos, que têm origem nas identidades e nas culturas e resultam em graves conflitos entre as populações. A educação, a pesquisa e as expressões artísticas também repercutem as consequências dessa realidade”.

Entre os palestrantes do evento estão as escritoras Tatiana Salem Levy (portuguesa, pesquisadora da Universidade Nova, de Lisboa) e Eliane Marques (gaúcha, vencedora do Prêmio Açorianos de poesia – 2016 com o livro e se alguém o pano).

Foto: Freepik/Divulgação