UCS transfere 3ª Feira Brasileira do Grafeno para 2025
2º Simpósio Internacional de Materiais Avançados e 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação seguem neste mês de novembro
A Universidade de Caxias do Sul realiza nos dias 13 e 14 de novembro o 2º Simpósio Internacional de Materiais Avançados e a 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os eventos ocorrem no UCS Teatro e no Centro de Convivência, no Campus-Sede da UCS. “A pior tragédia climática do Rio Grande do Sul, ocorrida ao longo do mês de maio de 2024, modificou o cenário e o contexto socioeconômico do Estado. Diante dessa nova realidade e integrada às ações de reconstrução e recuperação do Estado, reconsideramos a realização da terceira edição da Feira Brasileira do Grafeno, prevista para ocorrer de 27 a 29 de novembro deste ano. Serão mantidos, no entanto, o Simpósio e a Mostra, e a 3ª Feira Brasileira do Grafeno já está sendo estruturada para 2025”, esclarece o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech.
O Simpósio e a Mostra deste ano consolidam o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS e a UCSGRAPHENE no ecossistema de desenvolvimento de nanomateriais. No Simpósio, que ocorre dia 13, no UCS Teatro, estarão presentes nomes importantes do cenário científico nacional e internacional, que apresentarão cases de sucesso sobre o potencial mercadológico do grafeno, com exemplos específicos de sua aplicação em produtos finais. Já a Mostra, que ocorre dias 13 e 14, no Centro de Convivência, vai reunir cerca de 30 expositores, entre indústrias e entidades, além de empresas residentes, incubadas e startups vinculadas à Agência de Inovação da Universidade de Caxias do Sul – UCSiNOVA, estabelecendo um ecossistema sinérgico para a inovação e o empreendedorismo.
Para o reitor da UCS, a Mostra também propulsiona as empresas conectadas ao Parque de Ciência,Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS e as incentiva a validarem seus produtos junto ao público. E quanto ao Simpósio, os cases de sucesso apresentam o potencial mercadológico do grafeno com exemplos específicos de sua aplicação em produtos finais. “Esse conjunto de bons resultados consolida, mais uma vez, a proposta da UCS de focar na inovação e na pesquisa. Nós temos uma capacidade intelectual muito grande instalada na Instituição, que resolve problemas e apresenta soluções aos mais variados segmentos da indústria e da comunidade”, finaliza.
Com sua origem advinda de mais de duas décadas de pesquisas avançadas na área de nanomateriais na Universidade, a UCSGRAPHENE é a maior planta de produção, caracterização e aplicação do grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade. Acadêmicos, empresários, profissionais da indústria, pesquisadores, especialistas em inovação, startups, agências reguladoras e comunidade terão a oportunidade de se atualizar sobre o “material do futuro”, que tem atributos como alta resistência mecânica, térmica, química e bacteriostática, essenciais para aplicações em alta tecnologia.
Foto: Bruno Zulian