Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s), de 15 a 18 de agosto, no Campus-Sede.
Evento propõe diálogo com a comunidade educacional sobre ações relativas às infâncias – mais especificamente o período entre zero e cinco anos. Programação contempla história, seus diferentes tempos, organização do trabalho pedagógico e políticas públicas.
A Universidade de Caxias do Sul, por meio da Área do Conhecimento de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação, é uma das promotoras do Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s), que ocorre na próxima semana, de 15 a 18 de agosto, no Campus-Sede. Completam o comitê organizador os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP, da UFRGS e da UNIPLAC. As inscrições são recebidas até 11 de agosto.
Com o tema Possibilidades de brincar e de aprender, o evento propõe o aprofundamento teórico-prático, a apresentação de pesquisas, debates e relatos de experiências com foco na discussão sobre ações relativas às infâncias – mais especificamente, o período entre zero e cinco anos. As abordagens compreendem história e seus diferentes tempos, organização do trabalho pedagógico e políticas públicas.
O Congresso destina-se a professores da Educação Básica e do Ensino Superior, das redes pública e privada, entre outros profissionais, estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores. A coordenadora, professora Rochele Rita Andreazza Maciel, conta que a iniciativa é pioneira na região em propor o debate sobre a primeira infância. “Atualmente, discute-se muito sobre o que é e como desenvolver um trabalho de qualidade relacionado às crianças pequenas. Nesse sentido, trazer vivências e perspectivas de discussão internacionais oportuniza à comunidade momentos de diálogo, reflexões e aprendizagem sobre essa fase de desenvolvimento humano”, pontua, destacando a presença de pesquisadores e professores renomados nacional e internacionalmente.
O congressista poderá participar de uma programação diversificada com comunicações orais, rodas de conversa, palestras, conferências, workshops, mesas-redondas e atividades culturais. Entre os destaques, o debate com docentes italianos sobre perspectivas da inovação no cotidiano das crianças, além de temas como pedagogia da infância, culturas dos espaços-tempos, políticas públicas, educação familiar, afetiva, social e digital.