Universidade sedia reunião entre Ministério da Agricultura, Corede Serra e prefeituras da região
Encontro discutiu a implantação do Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio
A Universidade de Caxias do Sul sediou dia 11 de junho reunião entre representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) e da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do RS, além de prefeitos de cidades da região, entidades de classe e produtores rurais. O encontro discutiu o Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio, ação fundamental para atender aos 340 municípios em situação de emergência e aos 78 municípios em situação de calamidade pública devido às chuvas do mês de maio no Estado.
A reunião deu início às ações que serão desenvolvidas por equipes de diferentes áreas de competência para oferecer suporte e atendimento a instituições, poder público e representações dos setores agropecuário e industrial, por meio da iniciativa do Gabinete Itinerante – PERSul/MAPA.
“Foi um evento muito produtivo com a equipe do MAPA. Foram apresentadas muitas demandas por parte das entidades ligadas à agricultura e de prefeituras da região. Na ocasião também debatemos sobre o seguro agrícola, a liberação de recursos para a recuperação de estruturas danificadas e novos investimentos. O Corede ficou com a tarefa de articular com as entidades e prefeituras e canalizar as demandas para os órgãos competentes”, explica o presidente do Corede Serra e ex-reitor da UCS, Evaldo Kuiava. Ele adianta que técnicos do MAPA permanecem esta semana no Estado, conversando com prefeituras e agricultores. O objetivo é ter mais assertividade nas políticas públicas para poder tomar melhores decisões.
Foto: Elenise Antonia Minella