UCS tem propostas aprovadas em resultado preliminar do programa Professor do Amanhã
Após a divulgação do resultado final, universidades habilitadas poderão ofertar vagas gratuitas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática. Estudantes ainda terão o benefício de uma bolsa mensal de R$ 800
A Universidade de Caxias do Sul foi aprovada no resultado preliminar do Professor do Amanhã, programa do governo do Estado que objetiva formar novos docentes para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Rio Grande do Sul. A UCS teve suas propostas contempladas em todos os cursos de licenciatura dispostos no edital: História, Letras e Matemática, a serem oferecidos em Caxias do Sul, Ciências Biológicas, em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e Geografia, no Campus de Bento. O resultado final, a ser divulgado até o próximo dia 27 de fevereiro, confirmará as universidades a oferecerem a oportunidade – no processo, a UCS é a única instituição de Ensino Superior da Serra Gaúcha habilitada.
Formato e participação
O curso será inteiramente gratuito e presencial, e ao iniciá-lo o estudante passará a contar com o benefício de uma bolsa mensal de R$ 800 (que não impedirá possíveis vínculos empregatícios). Ao final da graduação, o licenciado terá a garantia de contratação pelo Governo do Estado pelo tempo mínimo de 1.920 horas para atuar na Rede Pública Estadual.
Podem fazer parte deste programa pessoas que concluíram o Ensino Médio e não possuem Ensino Superior completo, e professores efetivos da Rede Pública Estadual com pelo menos três anos de exercício da profissão e sem diploma de graduação. Parte das bolsas será destinada às políticas afirmativas.
O processo seletivo ocorre por meio do vestibular (redação on-line), ou pelo aproveitamento da nota do ENEM (desde que os candidatos tenham alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não tenham zerado a redação).
Saiba mais a partir dos telefones (54) 3218-2385 e 3218-2814, pelo WhatsApp (54) 99658-3383 ou pelo e-mail professordoamanha@ucs.br
Formação de professores como demanda social
A adesão ao Professor do Amanhã reafirma o compromisso da universidade comunitária com o desenvolvimento econômico e social do espaço em que atua. A UCS já contava com licenciaturas para a formação de professores antes ainda de constituir-se em Universidade. Desde o início dos anos 1960, cursos como Filosofia, História, Letras e Pedagogia já eram oferecidos e permanecem na Instituição até hoje, sendo a formação de docentes para a Educação Básica uma missão institucional.