Universidade de Caxias do Sul é apoiadora oficial da 34ª Mercopar

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/10/2025 | Editado em 14/10/2025

Maior feira de inovação industrial da América Latina ocorre entre 14 e 17 de outubro, no Centro de Eventos da Festa da Uva

Edição de 2024 reuniu 42,1 mil visitantes

Sempre atenta às demandas do mercado, a Universidade de Caxias do Sul marca presença mais uma vez na Mercopar. A Instituição é apoiadora oficial da 34ª edição da maior feira de inovação industrial da América Latina, que começa nesta terça-feira, dia 14, e segue até sexta-feira, no Centro de Eventos da Festa da Uva.

A UCS participa por meio da Agência de Inovação UCSiNOVA. Nesta quarta, às 16h, no Palco 1, o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da agência, Matheus Parmegiani Jahn, e a coordenadora científica da UCSGRAPHENE, Daniele Perondi, apresentam a palestra “Desenvolvimento de inovação e tecnologia a partir da interação entre empresa e universidade”.

Para o coordenador de Pesquisa, a participação da UCS na Mercopar é fundamental para estabelecer uma conexão direta com o setor produtivo.  “A feira é um palco interessante para a UCS demonstrar o potencial de suas pesquisas – como as tecnologias envolvendo o grafeno – e, ao mesmo tempo, captar as necessidades concretas da indústria para orientar seus futuros estudos. Para as empresas, a UCS se consolida como uma fonte acessível de tecnologia, conhecimento aplicado e talentos, impulsionando a competitividade e a modernização”, analisa.

Visita técnica

Nesta terça, dia 14, foi realizada uma visita técnica, organizada por meio do Sebrae e o BAH – Ecossistema de Inovação, a alguns espaços da UCS. O grupo conheceu o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), a UCSiNOVA e outros projetos. A visita também passou pela UCSGRAPHENE e o Agrocity Living Lab. 

Mercopar 2025

Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar é promovida pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2024, a feira recebeu um público de 42,1 mil visitantes. Foram 560 expositores e a geração de R$ 935 milhões em negócios. 

Foto: Divulgação Mercopar