Universidade de Caxias do Sul promove a 2ª edição da International Week
Mais de 100 atividades abertas à comunidade ocorrerão em diversos locais do Campus-Sede
O mundo está na Universidade de Caxias do Sul assim como a Instituição se faz presente nos diversos países. É possível comprovar isso durante a 2ª edição da International Week, que começou nesta segunda-feira, 21 de outubro. Até sexta, dia 25, a Universidade vai realizar mais de 100 atividades distribuídas por diversos blocos do Campus-Sede. O evento promove a importância da internacionalização no mundo universitário, por meio de intercâmbios culturais e educacionais.
No encontro de abertura da International Week, o vice-reitor da UCS e responsável pela área de internacionalização na Universidade, professor Asdrubal Falavigna, ressaltou que esse é um forte pilar da Instituição. “Toda barreira cultural de bordas, limites, línguas e países já não existe mais. Conseguimos estar em qualquer lugar por meio do nosso telefone e computador”, reflete o vice-reitor, valorizando também o potencial da tecnologia para estabelecer interlocuções culturais.
Entre as atrações da programação estão exposições fotográficas e de arte, oficinas e gastronomia típica, apresentações musicais e de trabalhos, aulas abertas de línguas estrangeiras e tours guiados em diferentes idiomas, filmes no UCS Cinema e feira de intercâmbio. Além disso, a página oficial do evento conta com Live Talks, mini-palestras gravadas sobre temas diversos que podem ser reproduzidas em sala de aula.
A relação da UCS com o mundo se comprova por meio das incontáveis relações com universidades internacionais. Atualmente, há 120 acordos estabelecidos com instituições de ensino de 30 países. Inclusive, nesta semana o reitor, Gelson Leonardo Rech, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, estão na Itália para renovação de acordos e novas parcerias.
Outro ponto de destaque na programação é a participação de cônsules. Os representantes diplomáticos vão falar sobre oportunidades de estudos em outros países. O evento de abertura contou com a participação on-line do cônsul do México em São Paulo, Rodrigo Vazquez Ortega. Ele abordou oportunidades de estudo nas instituições de Ensino Superior e os caminhos para conseguir uma bolsa de estudos.
O primeiro movimento institucional de internacionalização da Universidade de Caxias do Sul ocorreu em meados de 1995. Desde então, a UCS já ultrapassou a marca de 10 mil pessoas enviadas ao exterior e recebidas, entre estudantes e docentes, em iniciativas de mobilidade acadêmica.
Fotos: Bruno Zulian