UCS recebe mais de 200 estudantes para a 17ª Olimpíada de Filosofia
Estudantes do Ensino Fundamental e Médio estreitam relações com o conhecimento a partir de oficinas e outras atividades
Recepcionados por professores caracterizados como os filósofos Sócrates, Hipátia de Alexandria e Immanuel Kant, mais de 200 alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio de Caxias e de cidades da Serra e da região metropolitana de Porto Alegre participaram da 17ª Olimpíada de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul. A abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, no Centro de Convivência do Campus-Sede. O tema deste ano é “Filosofia como forma de vida: o que a Filosofia tem a nos dizer sobre o que é uma vida boa?”.
Durante a manhã, divididos em grupos, os estudantes participaram de 11 oficinas no Bloco E, ministradas por alunos do curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UCS. Durante a tarde, a programação contou com dinâmicas musicais, teatrais e de poesia.
Professor do curso de Filosofia e coordenador do evento, Idalgo Sangalli reafirma a importância da Olimpíada de Filosofia no calendário acadêmico da UCS, lembrando que muitas instituições de ensino descontinuaram essa iniciativa. Para ele, a parceria entre a Universidade e as escolas participantes justificam a permanência e a dedicação ao evento. “Muitos professores que trazem seus alunos são egressos da Filosofia da UCS. Além disso, as ações da Olimpíada não ficam restritas somente ao dia do evento, que gera atividades que podem ser desempenhadas ao longo do ano. Por exemplo, se uma escola está interessada em receber uma oficina, os nossos alunos se preparam e vão até o local”, explica.
Com relação ao tema deste ano, Sangalli argumenta que o evento sempre trata de “questões ligadas à vida”. A intenção da escolha é para auxiliar os jovens, público-alvo da Olimpíada, a superarem os conflitos e instabilidades desta fase. “Se a Inteligência Artifical (tema de uma das oficinas) começa a tomar conta das atividades, do trabalho, eles estarão preparados para o mercado de trabalho? E se tudo for feito por robôs?”, questiona.
Os professores
Responsáveis por despertar a curiosidade sobre a Filosofia nos jovens, alguns professores fazem o possível para marcar presença no evento todos os anos. É o caso de Patric de Oliveira Peres, da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFA Serra), localizada na Terceira Légua, interior de Caxias do Sul. Pelo terceiro ano ele traz os alunos para a Olimpíada de Filosofia. “Para que os jovens possam criar interesse pela disciplina, são confrontados com problemas filosóficos. A partir disso, cria-se uma discussão sobre questões da realidade utilizando os conceitos teóricos, e vice-versa. Participar da Olimpíada da Filosofia é uma oportunidade de expandir o que é ensinado em sala de aula, mudar a perspectiva dos alunos sobre a Filosofia. Nesse evento, há um choque pela possibilidade de debater mais. Além disso, o contato com pessoas diferentes aumenta o interesse em dialogar sobre essa disciplina”, reflete o professor.
Outra educadora que costuma marcar presença no evento é Amanda Gisele Rodrigues, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio Satte, localizada no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. O bairro foi muito afetado pelas enchentes no mês de maio, mas nem por isso ela deixou de participar neste ano, ainda que acompanhada de apenas uma aluna. Amanda enaltece a possibilidade de vivenciar um dia na UCS junto de outros entusiastas da Filosofia. “Eu percebo como os estudantes ampliam suas possibilidades ao vivenciarem a Olimpíada. Neste ano eu não viria, tudo em decorrência das enchentes. Mas a minha aluna queria vir, e ela está encantada. A Filosofia fica mais prática e menos teórica”, destaca a professora, que aproveitou o dia na UCS para passear na Biblioteca Central e no Museu de Ciências Naturais, entre pontos do Campus-Sede.
Fotos: Bruno Zulian