Universidade recebe a visita do prefeito de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/03/2021 | Editado em 18/03/2021

Ao lado da vice-prefeita Paula Ioris e secretários do governo, gestor municipal acolheu disposição de parcerias da UCS com o poder público. Comitiva também conheceu planta de produção de grafeno UCSGRAPHENE, que tem colocado o município no mapa mundial da inovação.

Ocorreu nesta terça-feira, 16 de março, a primeira visita institucional dos novos gestores municipais à Universidade de Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, acompanhados dos secretários de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Luis Gianni, receberam informações sobre estrutura e atuação da Instituição e acolheram a sua disposição de contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional a partir da renovação de parcerias e do estabelecimento de novos projetos junto ao poder público.

A comitiva foi apresentada às operações da FUCS e à experiência de suas mantidas UCS, CETEC, Hospital Geral e UCSFM. O presidente da FUCS, José Quadros do Santos, reforçou a importância da parceria com o município, já que a Prefeitura é uma das fundadoras da própria Universidade. “Nossos propósitos são os mesmos do poder público dos municípios nos quais estamos inseridos, no que quem ganha é a comunidade”, afirmou, pontuando a disposição das mantidas colaborarem ainda mais em iniciativas públicas. O reitor Evaldo Antonio Kuiava concordou, destacando a alegria pela relação que se estabelece com o órgão municipal. “Juntos, trabalhando, podemos fazer mais. Colocamos toda nossa estrutura pedagógica, de criação e inovação à disposição”, pontuou.

Expertise no âmbito da saúde
Dentre as parcerias já em andamento, abordou-se a gestão da UPA Zona Norte, que tem sido desenvolvida pela FUCS a partir de convênio com a Prefeitura. A gestão universitária demonstrou interesse na continuidade do trabalho, assim como disposição para ampliação dos serviços na saúde com base em expertise, capacidade de atendimento e pelo benefício formativo aos estudantes por meio de estágios.

Conforme pontuou o reitor, o objetivo de tornar-se referência em inovação também no âmbito da Saúde é impulsionado por ações como o desenvolvimento do ventilador pulmonar Frank 5010, de projetos de pesquisa como de antivirais para tratamento da Covid-19, de patentes de medicamentos e também do serviço de Telemedicina, que hoje é disponibilizado à comunidade para assistência em casos de Covid-19 e “que poderia conceder suporte ao trabalho das UBSs, possibilitando redução de custos”.

Formação Docente
A formação de professores é um tópico no qual a Universidade tem muito a contribuir com o município, conforme acrescentou o reitor, com programas de capacitação fundamentados nas metodologias ativas de aprendizagem, referência em Pedagogia da Inovação certificada pela Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, da Finlândia.

Mais pontos a contribuir
Prefeito e vice compartilharam algumas pautas de governo que poderiam contar com a contribuição da Universidade, como o projeto de implantação de um centro de proteção animal; a formação profissional para atuação na atenção básica, em estratégias de saúde da família; e também para o atendimento de crianças com espectro autista; projetos voltados à sanar a evasão escolar; e de busca ativa de casos de covid-19. Para todas as pautas, o reitor demonstrou disposição da Universidade em auxiliar.

Inovação
O coordenador do UCSGRAPHENE, professor Diego Piazza, contou como nasceu a planta de produção, beneficiamento, caracterização e aplicação de grafeno, seus derivados e outros nanomateriais, e o caminho percorrido até se transformar em unidade de negócios (inaugurada em 2020, fundamenta-se em 17 anos de pesquisa). “Sua potencialidade posiciona Caxias do Sul nos cenários regional, nacional e até internacional”, lembrando que o que há de mais avançado ocorre em Caxias do Sul com um nível de maturidade tecnológica que conversa com indústria e mercado. O grupo visitou as dependências do UCSGRAPHENE, que tem colocado o município no mapa internacional da inovação.

Também participaram da acolhida à comitiva do governo municipal o diretor administrativo da FUCS, João Pereira Lima Filho, o procurador jurídico da Fundação, Rui Sanderson Bresolin, e o gerente de Marketing da FUCS, Daniel Fernando Alves; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Gimenez.