Volta às aulas 2021: estudantes da graduação contam sobre a retomada dos estudos
Devido à bandeira preta no modelo de distanciamento controlado do RS, as aulas seguem de forma on-line síncrona
Mais um semestre letivo da Universidade de Caxias do Sul se iniciou na segunda-feira, 1° de março de 2021. Seguindo o formato de aulas on-line síncronas, devido à bandeira preta adotada no Rio Grande do Sul no modelo de distanciamento controlado, os estudantes dos cursos de graduação foram recebidos pelos professores via plataforma Google Hangouts Meet. Foram mantidas, assim, as dinâmicas de aula de 2020, que tornaram-se digitais devido à pandemia do novo coronavírus.
A UCS tem como objetivo priorizar o ensino de seus alunos, oferecendo estrutura, apoio e amparo aos estudantes. A acadêmica do 5° semestre de Relações Públicas Ane Caroline Gobbi, 20, escolheu a Universidade “por ter uma infraestrutura ótima e excelentes profissionais. Cursar Relações Públicas é uma oportunidade de se relacionar com o público, possibilitando atuar em diversas áreas. O curso de RP tem como base o relacionamento, e neste período de aulas on-line síncronas conseguimos nos adequar às mudanças, acostumar com a plataforma e o ensino, no meu ponto de vista, não foi afetado. Possibilitou que continuássemos a graduação sem precisar adiar o sonho da formação.”
Para o estudante do 7° semestre de Ciências Econômicas Adriel Salvador, 20, a escolha se deu, também, pela estrutura ofertada aos alunos, pelo histórico do curso, que foi um dos primeiros oferecidos pela Instituição, e pela grade curricular. Sobre as aulas on-line síncronas, ele considera bem estruturadas, e no geral muito boas. “Isso também possibilitou que eu conseguisse me formar no tempo previsto.”

Luiz Felipe Lorandi (à esquerda), 23, aluno do 2° semestre do curso de Marketing, relata que escolheu estudar na Universidade pela forma com que ela se comunica com os estudantes e com a comunidade, por disponibilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que possibilita a interação dos alunos, por ter a interdisciplinaridade das cadeiras e os projetos envolvendo a comunidade acadêmica e beneficiando entidades sociais. Referente ao modelo de aulas digitais, Lorandi considera as aulas essenciais para o seu desenvolvimento e o da comunidade acadêmica, e suas expectativas foram superadas em relação ao ensino neste período de pandemia. O estudante aproveita para conceder uma dica aos alunos: “não tenham medo de questionar. Usem de todos meios que a Universidade dispõe para seu desenvolvimento. O mercado busca cada dia mais profissionais multifuncionais, e é possível desenvolver diversas competências através dos projetos internos da UCS, como os DA’s (Diretórios Acadêmicos), DCE (Diretório Central dos Estudantes), DATEC (Diretório Acadêmico dos cursos de Tecnologia), UCS Empresa Júnior, UCS carreiras, enfim, uma série de possibilidades para ampliar os conhecimentos.”
Fotos: Acervo pessoal