Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade

Linha de Pesquisa: Turismo, Hospitalidade, Cultura e Educação

Última modificação em 06/08/2024.

Projetos

'Com-versações' Turísticas e Conexões Internacionais

Coordenação: Profa. Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista
Objetivo: Produzir 'com-versações' turísticas em diferentes ecossistemas nacionais e internacionais, orientados pelos pressupostos do Turismo-Trama e Avesso do Turismo, com lógica complexa e ecossistêmica.
Objetivos específicos:

  1. Apresentar a proposição 'com-versações' turísticas;
  2. Relacionar com processos de 'Com-versar' Lugares e Sujeitos, pautados pela orientação epistemológico-teórico-metodológica do Amorcomtur!, de orientação holística, ecossistêmica e complexa;
  3. Relacionar as narrativas ao pressuposto Ecossistemas Turístico-Comunicacionais-Subjetivos, como tramas complexas de composição, transversalização e desterritorializações desejantes;
  4. Realizar 'com-versações' Turísticas, envolvendo diferentes lugares e sujeitos, nacionais e internacionais.

Hospitalidade e Cultura

Coordenação: Prof. Dr. André Brayner de Farias
Objetivo: Fundamentar o conceito de cultura no princípio incondicional da hospitalidade.
Objetivos específicos:

  1. Propor uma discussão filosófica ao debate acadêmico em turismologia a partir da articulação conceitual entre hospitalidade e cultura;
  2. Problematizar o conceito de cultura, tensionando seus estereótipos identitários e ontológicos;
  3. Tematizar a hospitalidade em sua dimensão ética e política, a partir dos aportes teóricos de Emmanuel Levinas, Jacques Derrida e Hannah Arendt;
  4. Compreender a hospitalidade como princípio poético (poiésis) da criação cultural do mundo.

Discursos e Práticas De Hospitalidade em Caxias Do Sul: Percepções e Memórias de Migrantes e Refugiados Idosos

Coordenação: Profa. Dra. Aline Passuelo de Oliveira
Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre o significado de hospitalidade em uma cidade de migrações histórica e contemporânea.
Objetivos específicos:

  1. Caracterizar os jornais de circulação local no município de Caxias do Sul.
  2. Fazer um levantamento sobre a quantidade de menções feitas pelos meios de comunicação examinados em relação aos migrantes e refugiados.
  3. Analisar as matérias veiculadas nos jornais locais sobre os migrantes e refugiados, identificando qual é a imagem veiculada.
  4. Comparar as imagens veiculadas entre os diferentes jornais locais acerca dos migrantes e refugiados.
  5. Verificar se a imagem veiculada pelos diferentes jornais examinados contribui com a percepção positiva ou negativa acerca dos migrantes e refugiados.
  6. Entrevistas migrantes idosos residentes em Caxias do Sul com o intuito de identificar suas percepções e memórias acerca das temáticas de: trabalho, religiosidade, procedência a nacionalidade e/ou grupo étnico, além de questões etárias.
  7. Verificar se as percepções dos migrantes idosos identificadas pelas entrevistas, coincide com as narrativas preponderantes dos meios de comunicação analisados acerca do significado de hospitalidade.

Turismo Essencialmente Pedagógico, Cidades Educadoras e Hospitalidade: Um Percurso Metodológico de (re)formulação de Políticas Públicas de Turismo com Vistas ao Desenvolvimento Humano e Social

Coordenação: Profa. Dra. Luciane Todeschini Ferreira
Objetivo: Considerando que o turismo é, em essência, pedagógico, em que as interfaces com a educação não são mera adjetivação e que esse tipo de turismo pode contribuir para reflexões sobre hospitalidade e desenvolvimento de comunidades que se dizem educadoras (Cidades Educadoras) e turísticas, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo aportar subsídios à concepção e implementação de políticas públicas de turismo atreladas a uma intencionalidade pedagógica, levadas a efeito por instâncias de gestão competentes de Cidades Educadoras, via desenvolvimento, monitoramento e avaliação da estratégia metodológica de Ciclos de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico, buscando contribuir para consecução dos princípios das Cidades Educadoras e para a ativação da respectiva latência turística, perspectivando sua configuração como destinos turísticos pedagógicos.

A Memória da Escravidão em Processos-crime no Sul Do Brasil: Diversidade e Inclusão

Coordenação: Prof. Dr. Roberto Radünz
Objetivo: Analisar memórias construídas a respeito das relações escravistas no período imperial dando especial visibilidade a diversidade da cultura africana na formatação da identidade sul brasileira.
Objetivos específicos:

  1. Revisar a produção historiográfica e metodológica a respeito da escravidão, com especial atenção para os autores que analisam o escravo como sujeito histórico;
  2. Inventariar a documentação existente nos arquivos do Brasil meridional relativos ao tema;
  3. Digitalizar e transcrever processos judiciais do APERS selecionados como fonte de pesquisa;
  4. Analisar os conflitos entre homens livres e sujeitos escravizados numa relação dialética com a memória das relações sociais no sul do Brasil.

Cultura e Turismo: Práticas Gastronômicas no Rural e no Urbano. Manifestação no Rio Grande do Sul (financiamento Edital Pq/cnpq 04/2021)

Coordenação: Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal
Objetivo: Descrever e analisar criticamente os diálogos harmoniosos ou tensos da e na cultura gastronômica, que se expressam em práticas culinárias urbanas e ou rurais, considerando as heranças culinárias locais frente a globalização dos alimentos, a mediatização das práticas culinárias, as hibridizações urbano-rural; e as mobilidades de pessoas, objetos e processos, com ênfase nos turísticos, considerando o Rio Grande do Sul como campo de investigação, buscando as especificidades dos processos e possíveis forças em conflito na dialética local-global no seu interior e nas relações com outras instâncias.
Objetivos específicos:

  1. Caracterizar teoricamente a gastronomia sob a lógica da pós-modernidade, como expressão cultural, patrimonial e identitária, com especificidades no rural e no urbano, em comunidades do Rio Grande do Sul. (Questão gastronômica).
  2. Analisar as práticas culinárias no rural e no urbano em presença da globalização dos alimentos e exposição mediática, tanto no espaço público (restauração) como no espaço privado (vida cotidiana). (questão urbana, questão rural)
  3. Verificar os impactos e decorrência das mobilidades, com ênfase no turístico, sobre as práticas culinárias locais no Rio Grande do Sul, considerando o rural e o urbano. (Questão turística)

Turismo e Gastronomia: Diálogos Rural-urbano em Cidades Pequenas e Médias no Brasil e México (financiamento Cnpq Chamada Universal 2021)

Coordenação: Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal
Objetivo: Criar ambiente de reflexão crítica, a partir da gastronomia, acerca da questão urbana-rural envolvendo cidades pequenas e médias, que sejam destinos turismo no Brasil e no México.
Objetivos específicos:

  1. Descrever as práticas culinárias presentes nas localidades em estudo, considerando herança cultural e impactos da globalização;
  2. Analisar a reorganização do rural atual, com atividades não agrícolas (ex. oferta gastronômica) e crescente mentalidade urbanizada, pelo turismo;
  3. Investigar as práticas culinárias e as práticas turísticas atuais, em suas relações e representações em cidades pequenas e médias nos dois países. Questiona-se: Considerando a gastronomia como significativa para compreensão da questão urbana-rural em cidades pequenas e médias, que se coloquem como destinos turismo no Brasil e no México, quais conflitos e adequações emergem, envolvendo práticas culinárias em presença do turismo? Trata-se de metodologia qualitativa exploratória explicativa, com pesquisa documental; entrevista; observação (com registro fotográfico e diário de pesquisa). Para as atividades de campo prevê-se a presença de pesquisador brasileiro no México e vice-versa.