Criada como a Instituição de Ensino Superior indutora, há mais de 50 anos, do desenvolvimento econômico, social, cultural e humano da região Nordeste do Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul reúne sua expertise em produção de conhecimento, pesquisa avançada, fomento do empreendedorismo e geração de inovação no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS.
O TecnoUCS tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando para o mundo empresarial, o poder público e a sociedade o conhecimento produzido na Universidade, em forma de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), transferência de tecnologia, prestação de Serviços Tecnológicos e desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica.
As ações são orientadas pelos conceitos da "nova economia", baseada no conhecimento, e voltadas à geração de inovação. Têm como meta o aperfeiçoamento/criação de produtos, processos e serviços capazes de modernizar a matriz econômica da região de abrangência da UCS, composta por 70 municípios que somam 1,5 milhão de habitantes, com consistente atividade econômica nos segmentos metalmecânico, moveleiro, plástico, têxtil, turístico e agroindustrial, entre outros, bem como colaborar com o desenvolvimento nacional e internacional.
A nova economia, baseada no conhecimento, transformou conceitos estabelecidos no século XX - como o dos antigos distritos industriais nas cidades, que eram símbolo de dinamismo econômico e social.
Em decorrência, um novo modelo de ambiente de geração de riqueza e crescimento surge, os parques científico-tecnológicos, unindo o conhecimento gerado nas universidades, a dinâmica empresarial, uma nova visão dos governos em relação ao desenvolvimento em espaços propícios à inovação e a sociedade civil.
A nova economia tem transformado mundialmente os modelos de gestão, produção, posicionamento de mercado, relações de trabalho e de consumo, exigindo das empresas "ambidestria organizacional".
O avanço da tecnologia coloca a necessidade de modo de operação das empresas em velocidade exponencial, confrontando a velocidade linear vigente desde a Revolução Industrial. Lidar com a dualidade simultaneamente também ocorre com em relação à abundância x escassez. Ao se considerar que tudo está disponível para todos, incluir e compartilhar gera mais resultado para mais pessoas do que trabalhar e desenvolver individualmente.
Assim, empresas e pessoas que atuam sob os novos conceitos crescem e alinham-se com a nova era, dos empreendimentos exponenciais, leves e ágeis, com propósitos transformadores massivos, cientes do cenário "volátil, incerto, complexo e ambíguo" (VUCA, na sigla em inglês).
Como novos tempos e novas realidades exigem novas habilidades, posturas e conhecimentos, o TecnoUCS insere-se no espaço de conexão entre as demandas do mercado, as soluções da academia, a intercessão com o poder público e as necessidades da sociedade.