Ingles

Inglês

O inglês é, atualmente, a língua mais falada no mundo por falantes não nativos. É também a mais utilizada em publicações de livros, na Internet, e em atividades comerciais entre estrangeiros de diferentes nacionalidades. Segundo o British Council, uma em cada quatro pessoas no mundo fala inglês.

TESTE DE NIVELAMENTO

1º Semestre de 2025 - Locais, dias e horários de aulas

CURSOS REGULARES

Os cursos regulares de língua inglesa estão programados para atender estudantes desde o nível A1 (Básico) até o nível B2 (Avançado).

  • Cumprimentar e despedir-se formalmente e informalmente.
  • Apresentar-se e apresentar outras pessoas.
  • Solicitar e dar informações básicas acerca de si e de terceiros, tais como nome, idade, endereço, nacionalidade, telefone, endereço eletrônico, data do aniversário e profissão ou ocupação etc.
  • Solicitar e dar informações acerca de si e de terceiros, sobre hábitos cotidianos.
  • Informar a quem pertence certo(s) objeto(s).
  • Descrever as relações de parentesco.
  • Fazer um check-in em um hotel ou no aeroporto.
  • Solicitar bebidas, lanches e a conta no avião ou em estabelecimentos comerciais.
  • Oferecer bebidas e lanches, aceitar ou recusar e agradecer.
  • Solicitar e informar as horas.
  • Descrever estados de ânimo.
  • Caracterizar objetos e pessoas de forma simples para identificá-los.
  • Informar datas de eventos e acontecimentos.
  • Falar sobre habilidades.
  • Falar sobre atividades de lazer.
  • Falar sobre gostos e preferências.
  • Solicitar e dar opinião, de forma simples, sobre filmes, programas de TV, músicas e artistas.
  • Solicitar peças do vestuário em um estabelecimento comercial e informar o tamanho e a cor desejada.
  • Solicitar e informar preços.
  • Solicitar e dar informações sobre pessoas famosas: quem foi, porque ficou famoso, quando e onde nasceu.
  • Relatar os passos de uma viagem desde a reserva de passagem até a chegada ao destino.
  • Solicitar e dar informações, de forma simples, sobre ações realizadas no passado.
  • Solicitar souvenirs em um estabelecimento comercial.
  • Descrever imóveis no presente e no passado.
  • Solicitar e dar informações sobre a localização de objetos.
  • Solicitar e dar informações básicas sobre a localização de elementos da paisagem urbana.
  • Solicitar e dar direções para chegar a um determinado lugar.
  • Solicitar e dar informação sobre a quantidade de alimento disponível em casa.
  • Descrever hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis.
  • Solicitar e dar informação sobre a quantidade de alimentos e bebidas habitualmente ingeridos.
  • Falar, de forma simples, sobre planos e previsões futuras.
  • Solicitar pratos e bebidas em um restaurante.
  • Oferecer comidas e bebidas, aceitá-las e recusá-las.
  • Comparar objetos, animais, pessoas e lugares de forma simples.
  • Falar sobre as condições climáticas.
  • Falar sobre desejos.
  • Descrever ações cotidianas e a forma como elas acontecem.
  • Fazer o check out em um hotel.
  • Solicitar e dar informações sobre atividades já realizadas.
  • Solicitar e dar informações básicas diversas sobre situações relacionadas à família, o trabalho, os estudos, o lazer, os planos etc.
  • Descrever características físicas e de personalidade de terceiros com vocabulário de uso mais frequente.
  • Descrever ações em andamento, situando pessoas e objetos com relação ao espaço físico.
  • Interagir de forma básica no setor de imigração em um aeroporto.
  • Contar fatos passados da vida pessoal com ênfase em férias e passeios realizados e fazer perguntas sobre esses assuntos a outras pessoas.
  • Descrever ações que estavam em andamento, relacionando-as com outras que surgiram nesse ínterim.
  • Solicitar e dar definições sobre pessoas, objetos e lugares.
  • Conectar ideias simples que expressam contrariedade, consequência e motivo
  • Solicitar serviços em um hotel com troca de informações básicas
  • Expressar previsões futuras baseadas em informações fornecidas por outras pessoas.
  • Expressar promessas, decisões instantâneas e oferecimentos de ajuda.
  • Fazer pedidos e reclamações em um restaurante.
  • Relatar e perguntar sobre experiências passadas deixando claro ou omitindo quando as mesmas aconteceram.
  • Relatar e perguntar sobre experiências passadas que recém aconteceram e que já foram ou não concluídas.
  • Comparar pessoas, objetos, lugares e ações em níveis de superioridade, inferioridade ou equivalência.
  • Destacar uma ação ou um elemento em detrimento de outros devido a suas qualidades.
  • Fornecer e compreender informações sobre localização de estabelecimentos de uma cidade com nível moderado de complexidade.
  • Abordar pessoas desconhecidas em um evento social para iniciar uma conversa e fazer comentários adequados às repostas recebidas.
  • Perguntar e responder sobre o que lhe faz sentir-se bem na vida cotidiana.
  • Expressar gostos, interesses, preferências e habilidades.
  • Solicitar e dar informações sobre experiências passadas relacionadas ao uso do inglês.
  • Falar sobre um evento esportivo informando os times que participaram, onde, quando e o que aconteceu.
  • Solicitar a troca de uma mercadoria ou reembolso em uma loja
  • Expressar a probabilidade de uma situação acontecer tendo em mente possibilidades negativas
  • Expressar qual seria sua reação em situações inesperadas.
  • Expressar indecisão propondo possibilidades de tomada de decisão
  • Solicitar e dar conselhos de ordem pessoal.
  • Descrever um mal-estar e solicitar um medicamento em uma farmácia.
  • Perguntar e informar a duração de tempo de ações da vida cotidiana.
  • Falar sobre determinados aspectos essenciais da vida de personagens vivos e falecidos
  • Perguntar e responder sobre hábitos da infância e de épocas passadas.
  • Falar sobre fatos ou acontecimento já ocorridos, informando quando aconteceram e quem foram os responsáveis por eles.
  • Solicitar, pessoalmente, informações sobre horário, duração e destinos de viagem.
  • Perguntar e responder sobre hábitos nos finais de semana.
  • Perguntar e responder sobre hábitos relacionados à saúde.
  • Conhecer hábitos relacionados ao relógio biológico de cada um.
  • Concordar ou discordar frente a aspectos da vida cotidiana.
  • Falar ao telefone perguntando por alguém, em contexto profissional, e deixar recado.
  • Relatar fatos que antecederam outro fato.
  • Transmitir a fala de outra pessoa.
  • Falar e perguntar sobre situações hipotéticas, como "o que você faria se....";
  • Falar sobre características de alguns animais;
  • Relatar ou perguntar sobre medos ou fobias;
  • Indicar por quanto tempo determinada situação tem ocorrido;
  • Perguntar por quanto tempo determinada situação tem se estendido;
  • Falar sobre celebridades informando ou perguntando sobre suas biografias.
  • Solicitar ou fornecer informações sobre direções.
  • Falar sobre invenções e como foram desenvolvidas.
  • Informar e perguntar sobre hábitos do passado.
  • Mostrar indecisão a respeito de planos ou decisões do momento.
  • Falar sobre esportes e descrever determinados eventos esportivos.
  • Falar sobre coincidências.
  • Descrever ações que aconteceram no passado, na ordem em que ocorreram.
  • Relatar ou perguntar sobre o que outras pessoas disseram.
  • Expressar opiniões sobre hábitos alimentares, pratos e restaurantes de diferentes culturas em pormenores.
  • Relatar experiências negativas, positivas, constrangedoras e engraçadas relacionadas a atividades esportivas, físicas e eventos sociais.
  • Falar sobre planos a atividades com a família e fazer previsões sobre como serão as famílias no futuro.
  • Descrever características físicas e de personalidade detalhadamente.
  • Apresentar-se e apresentar outros em ambientes corporativos formal e informalmente, descrevendo cargos e funções.
  • Falar sobre hábitos presentes e passados referentes a situações de uso do dinheiro.
  • Perguntar e falar sobre atividades que vêm sendo realizadas e há quanto tempo, com ênfase na sua duração.
  • Expressar opiniões sobre leis e comportamentos relacionados ao trânsito.
  • Solicitar ajuda e pedir permissão em ambientes de trabalho.
  • Falar sobre o que é proibido, obrigatório e aconselhável fazer em ambientes públicos.
  • Levantar hipóteses sobre pessoas, coisas e situações.
  • Fazer deduções.
  • Solicitar informações sobre localizações, tarifas e características de imóveis para fins de compra ou locação.
  • Descrever e comparar experiências de viagem.
  • Falar sobre situações futuras que dependam de outras situações futuras para se concretizarem.
  • Opinar sobre as diferenças no modo de agir de homens e mulheres.
  • Sugerir o tipo de trabalho mais adequado para as diferentes personalidades, considerando seus gostos e habilidades.
  • Fazer reclamações em diversos contextos, tais como serviços prestados em lojas, restaurantes e transporte.
  • Falar sobre personalidades do mundo contemporâneo e pessoas que você admira.
  • Falar sobre situações hipotéticas no passado que envolvam sorte e ou azar e suas possíveis consequências.
  • Entrevistar pessoas de forma polida a respeito de hábitos e informações pessoais.
  • Falar sobre experiências com doenças e sobre sintomas e tratamentos médicos.
  • Discutir e opinar sobre os estereótipos e a moda, de forma detalhada e fluente.
  • Relatar fatos ocorridos detalhando quando, como, com que frequência e intensidade estes fatos ocorreram.
  • Concordar ou discordar com as formas de punição a que as pessoas estão sujeitas conforme seus crimes, justificando e argumentando suas posições.
  • Falar sobre possibilidades de risco e dar conselhos de como evitar estas situações.
  • Descrever condições climáticas adversas, comentando sobre as prováveis alterações climáticas e relatando suas experiências pessoais.
  • Falar sobre sentimentos/sensações/comportamentos (hipotéticos ou não) das pessoas em diferentes circunstâncias e ocasiões, analisando as vantagens, desvantagens e consequências.
  • Fazer deduções ou especulações com base em fatos ocorridos.
  • Explicitar um ponto de vista e apresentar argumentos convincentes para defesa de suas ideias.
  • Dar conselhos e sugestões sobre diversos assuntos de ordem pessoal, profissional e acadêmica.
  • Contar/reportar histórias e notícias do cotidiano.
  • Fazer uma apresentação oral sobre assuntos do cotidiano de forma clara, fluente, pormenorizada e motivadora.
  • Descrever e comparar diferenças culturais entre cidades e países, apontando aspectos positivos e negativos.
  • Expressar desagrados e desejos em relação a escolhas, atitudes e experiências no passado.
  • Falar sobre como se sentem em situações de stress e como enfrentam essas situações.
  • Sugerir formas de encarar a vida com menos estresse.
  • Descrever-se e descrever pessoas famosas em detalhes e com ênfase nas características de personalidade.
  • Comparar experiências de vida.
  • Descrever hábitos de consumo e de gastos.
  • Sugerir formas de economizar.
  • Falar sobre planos relacionados a investimentos financeiros.
  • Falar sobre arrependimento de compra.
  • Falar sobre conceitos de beleza em diferentes culturas.
  • Descrever hábitos de vestuário em diferentes culturas e em diferentes momentos e contextos.
  • Avaliar os diferentes recursos utilizados, na atualidade, por homens e mulheres para se tornarem mais atraentes.
  • Avaliar hábitos e problemas urbanos.
  • Descrever e opinar sobre comportamentos adequados e inadequados em público
  • Descrever traços de personalidade de pessoas e de animais domésticos.
  • Emitir opinião sobre o tratamento dado a animais e sobre o uso de animais em experiências científicas, eventos populares etc.
  • Concordar total ou parcialmente e discordar
  • Argumentar sobre as vantagens e desvantagens de conviver com animais domésticos
  • Convencer pessoas a adquirir um bem de consumo
  • Avaliar mídias publicitárias e as reações das pessoas aos apelos dessas mídias
  • Dar conselhos aos consumidores.
  • Opinar sobre os preços e a qualidade de produtos comerciais.
  • Descrever e comparar diferentes gerações e a constituição das famílias na contemporaneidade e no passado.
  • Falar sobre relações familiares e sobre os papéis e o comportamento de pais e filhos
  • Falar sobre os cuidados e as responsabilidades com os idosos da família.
  • Falar sobre fatos, lugares, coisas e eventos curiosos e ou misteriosos
  • Avaliar a veracidade das informações
  • Apresentar hipóteses sobre acontecimentos inusitados
  • Descrever hábitos e atividades de lazer e avaliar os benefícios ou prejuízos de tais hábitos e atividades
  • Sugerir atividades de lazer
  • Avaliar o uso de recursos tecnológicos como atividade de lazer
  • Avaliar traços de personalidade a fim de identificar se uma pessoa gosta de assumir riscos ou prefere evitá-los.
  • Descrever sonhos, planos e objetivos de vida e justificá-los.
  • Descrever qualificações, realizações e experiências profissionais.
  • Assumir ou negar a responsabilidade pelos atos realizados
  • Pedir um favor, recusar ou aceitar pedidos de favores.
  • Avaliar a necessidade de mentir.
  • Explicar a moral de uma história.
  • Descrever experiências que ensinaram uma lição.
  • Descrever experiências arriscadas.
  • Encorajar alguém.
  • Expressar frustração ou empatia.
  • Explicar como diferentes pessoas enfrentam adversidades.
  • Sugerir formas de evitar o estresse.
  • Descrever como as pessoas reagem quando irritadas ou brabas.
  • Descrever e avaliar crenças e superstições.
  • Falar sobre medos e fobias.
  • Descrever e interpretar sonhos.
  • Expressar arrependimento ou alívio.
  • Descrever más experiências em viagens.
  • Descrever experiências que fizeram as pessoas mudar de vida, para melhor ou para pior.
  • Apontar diferenças e semelhanças na comparação de pessoas, lugares e objetos.
  • Descrever pessoas apontando defeitos e qualidades.
  • Explicar as condições que lhe permitem concentrar-se e produzir.
  • Falar sobre os benefícios do bom humor para a saúde e sobre o que faz com que algo seja engraçado.
  • Falar sobre a probabilidade de certas coisas acontecerem no futuro.
  • Falar sobre como as inovações tecnológicas ajudam as pessoas.
  • Falar sobre tendências futuras.
  • Discutir sobre formas de proteger o meio ambiente.
  • Fazer previsões sobre como será a vida no futuro.
  • Descrever o impacto cultural dos produtos importados.
  • Falar sobre os impactos econômicos da globalização.
  • Falar sobre o papel do inglês na comunicação internacional.

TEENS

  • Cumprimentar e despedir-se.
  • Apresentar-se e apresentar outras pessoas.
  • Solicitar e dar informações básicas acerca de si e de terceiros, tais como nome, idade, endereço, nacionalidade, telefone, endereço eletrônico, data do aniversário etc.
  • Falar sobre objetos utilizados diariamente.
  • Falar sobre fatos importantes na vida.
  • Falar sobre hábitos alimentares.
  • Descrever moradias.
  • Fazer e responder a pedidos.
  • Descrever as relações de parentesco.
  • Descrever a aparência física.
  • Solicitar e dar informações sobre horários e datas de eventos e acontecimentos.
  • Solicitar e dar opinião, de forma simples, sobre filmes, programas de TV, músicas e artistas.
  • Trocar opiniões sobre músicas, filmes, comidas, etc.
  • Expressar surpresa e comentar isso.
  • Falar sobre habilidades.
  • Pedir ajuda, solicitar e dar direções para chegar a um determinado lugar.
  • Fazer e responder a sugestões.
  • Solicitar e dar informações, de forma simples, sobre ações realizadas no passado.
  • Falar sobre eventos ocorridos.
  • Comparar objetos.
  • Perguntar sobre problemas.
  • Solicitar peças do vestuário em um estabelecimento comercial e informar o tamanho e a cor desejada.
  • Solicitar e informar preços.
  • Falar sobre planos futuros.
  • Falar sobre posses.
  • Fazer convites, aceitá-los ou recusá-los.
  • Descrever hábitos e compará-los aos de adolescentes americanos e britânicos;
  • Falar sobre hábitos e preferências alimentares.
  • Falar sobre atividades que estão acontecendo no momento.
  • Falar sobre hábitos e preferências por esportes.
  • Descrever regras nos esportes.
  • Descrever regras em diferentes lugares (em casa, na escola, em locais públicos, etc.).
  • Solicitar favores e responder aos pedidos.
  • Falar sobre planos futuros.
  • Confirmar ou cancelar compromissos.
  • Descrever e comparar casas moradias.
  • Solicitar e informar a quantidade de objetos em geral.
  • Pedir permissão e concedê-la ou recusá-la.
  • Solicitar e dar informações sobre as dimensões de diversas construções.
  • Dar informações sobre pontos de referência e pontos turísticos da América do Sul.
  • Descrever lugares do passado.
  • Descrever atividades realizadas.
  • Desculpar-se e justificar-se.
  • Falar sobre descobertas importantes do passado.
  • Falar sobre as condições climáticas.
  • Contar histórias no passado.
  • Descrever filmes.
  • Comprar ingressos para o cinema.
  • Descrever cidades.
  • Contar sobre viagens realizadas.
  • Falar sobre planos de viagem.
  • Solicitar bebidas, lanches e ou pratos em restaurantes ou lancherias.
  • Descrever e comparar restaurantes e lancherias.
  • Falar sobre estilos e preferencias por roupas.
  • Descrever a personalidade das pessoas.
  • Falar sobre situações hipotéticas.
  • Descrever e comparar pessoas apontando semelhanças e diferenças.
  • Falar sobre experiências já vividas e ainda não vividas.
  • Falar sobre hábitos e gostos musicais.
  • Falar sobre previsões futuras.
  • Falar sobre formar de lidar com problemas do dia-a-dia.
  • Falar sobre os usos do computador (como, quando, quanto tempo e com que finalidade).
  • Falar sobre desconfortos relacionados a saúde e dar conselhos.
  • Falar sobre obrigações e necessidades em casa.
  • Descrever pequenos acidentes e sugerir primeiros socorros.
  • Sugerir formas de preservar o meio ambiente.
  • Descrever comportamentos e apresentar fatos curiosos sobre animais.
  • Falar sobre multiculturas nas sociedades e sobre imigração no nosso país.
  • Avaliar, comparar e discutir filmes.
  • Falar sobre festivais de música e seus diferentes objetivos.
  • Contar experiências de vida.
  • Falar sobre problemas pessoais.
  • Falar sobre estilos e valores de vida.
  • Discutir maneiras de se locomover na sua cidade e país.
  • Dar dicas de viagem.
  • Oferecer comida ou bebida, aceitar e recusar.
  • Confirmar e esclarecer informações.
  • Falar sobre ciência, espaço e tecnologia.
  • Falar sobre como e do quê as coisas são feitas.
  • Dar e reagir à opiniões.
  • Falar sobre aspectos da natureza.
  • Falar sobre mudanças climáticas.
  • Falar sobre férias futuras.
  • Enviar lembretes e confirmações.
  • Fazer promessas e ofertas.
  • Falar sobre trotes e brincadeiras em 1º de Abril.
  • Falar ao telefone.
  • Discutir sobre fofocas na escola.
  • Falar sobre situações imaginárias.
  • Apontar os prós e os contras de diferentes profissões.
  • Fazer sugestões e expressar preferências.
  • Falar sobre acampamento de férias nos EUA.
  • Dar ênfase as opiniões.
  • Falar sobre identificação de criminosos.
  • Explicar regras e obrigações.
  • Pedir e dar conselhos.
  • Falar sobre habilidades e interesses.
  • Discutir sobre dilemas.

SÊNIOR

Duração: Um (1) semestre cada nível
Os cursos de língua inglesa para a Melhor Idade dos níveis 1 ao 6 são oferecidos à pessoas acima dos 50 anos de idade que possuem pouco ou nenhum conhecimento da língua estrangeira. Nestes cursos, tanto as características individuais quanto o ritmo de aprendizagem dos alunos são respeitados. Os cursos de níveis 1 a 6 objetivam promover o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas do aprendiz nas modalidades oral e escrita (compreensão oral, fala, compreensão leitora e escrita) em nível básico. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, através da língua estrangeira, em simulações da realidade conforme ocorrem em hotéis, restaurantes, aeroportos, lojas, visitas etc. e em discussões simples acerca da família, de eventos ocorridos, de acontecimentos futuros, de lugares, do clima etc.

Os cursos de língua inglesa para a Melhor Idade dos níveis Intermediário 1 ao 6 são oferecidos à pessoas acima dos 50 anos de idade que já possuam proficiência básica na língua. Nestes cursos, tanto as características individuais quanto o ritmo de aprendizagem dos alunos são respeitados. Os cursos de níveis Intermediário 1 a 6 objetivam promover o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas do aprendiz nas modalidades oral e escrita (compreensão oral, fala, compreensão leitora e escrita) em nível intermediário. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, na língua estrangeira, em situações nas quais necessitam falar sobre seus hábitos presentes e passados, descrever pessoas e lugares, fazer comparações, emitir opiniões, dar conselhos, narrar histórias, falar sobre planos, fazer previsões etc.

Os cursos de língua inglesa para a Melhor Idade dos níveis High Intermediate 1 ao 6 são oferecidos a pessoas acima dos 50 anos de idade que já possuam proficiência intermediária na língua. Nestes cursos, tanto as características individuais quanto o ritmo de aprendizagem dos alunos são respeitados. Os cursos de níveis High Intermediate 1 a 6 objetivam promover o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas do aprendiz nas modalidades oral e escrita (compreensão oral, fala, compreensão leitora e escrita) em nível intermediário superior. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, na língua estrangeira, em situações nas quais necessitam emitir opiniões e apresentar argumentos, falar sobre conquistas, verbalizar sentimentos e emoções, falar sobre deveres e obrigações, destacar vantagens e desvantagens, descrever pessoas e lugares detalhadamente, dar conselhos e justificá-los, narrar histórias de forma não linear, falar sobre planos, intenções e promessas etc.

Os cursos de língua inglesa para a Melhor Idade dos níveis Advanced 1 a 6 são oferecidos a pessoas acima dos 50 anos de idade que já possuam proficiência intermediária superior na língua. Nestes cursos, tanto as características individuais quanto o ritmo de aprendizagem dos alunos são respeitados. Os cursos de níveis Advanced 1 a 6 objetivam promover o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas do aprendiz nas modalidades oral e escrita (compreensão oral, fala, compreensão leitora e escrita) em nível avançado. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, na língua estrangeira, ao abordar os mais variados assuntos.

O curso de língua inglesa para a Melhor Idade, visa desenvolver a expressão e a compreensão oral, com vistas a preparar o aluno para que utilize o idioma em situações de viagem. Por isso, todo o vocabulário e as situações comunicacionais se desenvolverão dentro do eixo turismo-viagens.

CURSOS ESPECIAIS

Duração: um (1) semestre - Carga-horária: 30 horas-aula
O curso visa promover o desenvolvimento das habilidades linguísticas de aprendizes de nível B2 de proficiência (usuários independentes de acordo com classificação sugerida pelo Quadro Comum Europeu) com ênfase nas habilidades de compreensão e produção oral. A promoção deste desenvolvimento é viabilizada a partir de debates, discussões, entrevistas, projetos, apresentações e outras atividades práticas de conversação.